terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Trabalho De Geografia

Conteudo: Processo de desenvolvimento do Capitalismo - Unidade 3/Capítulo 1/Pag.164

Atividade 1 - O que diferencia as várias etapas do desenvolvimento do capitalismo?

O pensamento da época, o nível que ele está e a forma que atinge a sociedade.


atividade 2 -Redija um texto distinguindo as correntes econômicas dos últimos séculos: mercantilismo, liberalismo, keynesianismo e neoliberalismo, destacando suas principais carcterísticas.

O Mercantilismo veio para ajuda o desenvolvimento do capitalismo, pois permitiu um comércio lucrativo para os comerciantes, que permitiu uma grande exploração de colônias e capitais da BURGUESIA EUROPÉIA. E com a acumulação de capitais foi importante para ECLOSÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, que formou uma nova face do CAPITALISMO.
Com liberalismo veio uma nova visão ao contrário Mercantilismo, com essa etapa o capitalismo e ao estado não se intervinha mais na economia que se passou se forma a segunda doutrina econômica. ADAM SMITH E DAVID RICARDO eram dois economistas Britânicos. O economista britânico ADAM SMITH defendia o indivíduo ao contrario do estado que acreditava cada um tinha que lutar pelos próprios interesses econômicos.
Nas fábricas uma grande mudança estava acontecendo a produção aumentava rapidamente e se aprofundava a divisão de trabalho que se aumentava e crescia a fabricação em série. No final do século XIX estava acontecendo que se convencionou a se chamar de SEGUNGADA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e o capitalismo entrou em sua face financeira MONOPOLISTA marcada pela sua origem de grandes corporações e expansões imperialistas.
Keynesianismo por ter sido um economista inglês JONH MAYNARD KEYNES e o seu principal teórico e seu defensor nesse momento do capitalismo em cada setor da economia era petrolífero, elétrico, siderúrgico e etc. Que predominava alguns grupos que era os trustes, que controlava as etapas de produção que era retirada da matéria-prima e a transformação em produtos. As menores empresas que fazia acordos com os trustes e estabelecia um preço em comum.
Neoliberalismo vem com objetivo de reduzir fluxos globais que beneficia os países desenvolvidos embora países de emergentes como a China os Tigres Asiáticos e o México e o Brasil tem recebido investimentos e ampliando seu negocio. Para obter novos empréstimos internacionais do FMI começaram adota medidas,com a privatização das empresas com a produção de produtos flexibilização trabalhista

Atividade 3 -Por que a expansão das potências imperialistas ocorreu no século XIX?

Bom no finalzinho do século XIX as grandes potências européias já haviam realizado sua revolução industrial. Grandes máquinas substituam o trabalho humano produzindo um grande número de produtos industrializados, surgiam as grandes mega corporações, mas uma coisa não acompanhava essas mudanças: O número de produtos produzidos por essas industrias satisfaziam tanto o mercado interno quando o mercado externo existente naquela época, foi aí que esse países tiveram uma grande "idéia". Os continentes africanos não tinham indústria e as pessoas precisam consumir então esses países europeus realizaram um congresso para organizar como seria dada a ocupação do continente africano já que todos os países industrializados estavam interessado nesse novo mercado. Acontecia aí a Partilha da África e uma das fases mais podre do interesse capitalistas,
Bom é isso em resumo aconteceu por que os países estavam industrializados, com grandes empresas, grande número de produtos estocados e tinham necessidade de vender seus produtos. Encontraram no continente africano o lugar ideal para vender seus produtos e por lá realizaram a "Partilha da África". Muitos desses africanos conseguiram sua independência política em meados da década de 60, mas todos eles ainda dependem economicamente desses países para se sustentarem.


Atividade 4 -Defina truste, cartel e conglomerado.

Truste é uma forma de oligopólio onde um conjunto de empresas abrem mão de sua independência legal para criar uma única organização, com o intuito de dominar uma fatia de mercado de determinado produto ou serviço.
Já o cartel é uma forma de oligopólio em que empresas legalmente independentes, atuantes do mesmo setor, promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de bens ou serviços. Por exemplo: os postos de gasolina que combinam de vender todos com o mesmo preço.
Conglomerado pode ser considerado um truste, pois também é um oligopólio onde empresas abrem mão de sua independência legal para criar uma única organização, com o intuito de dominar uma fatia de mercado de determinado produto ou serviço.

Atividade 5 -  Faça uma comparação entre a Primeira, a Segunda ea terceiraRevoluções Industriais, caracterizando as mudanças ocorridas no plano econômico.

A 1ª Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, país que se deu melhor no mercantilismo, no século XVIII. A indústria foi a têxtil, o combustível foi o carvão, e a grande inovação, a máquina a vapor.
A 2ª Revolução Industrial ocorreu no século XIX, envolvendo a Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Bélgica, EUA e Japão. Agora, o combustível foi o petróleo, a siderurgia destacava-se, transformando o século XIX na “Era das ferrovias”. Em uma etapa posterior, no início do século XX, a indústria avança com o motor a combustão.
Surgem modelos de produção, destacando o Fordismo e o Taylorismo. No primeiro, ocorre a produção em série, na qual cada operário passa a fazer uma tarefa simples na produção de uma mercadoria, ocorrendo uma nítida divisão do trabalho. A esteira une os operários, objetivando a mercadoria total ou completa. Aumenta a alienação, pois o operário não domina mais o todo.
Já no Taylorismo, aparece o modelo gerencial do trabalho, ocorrendo a divisão entre o fazer e o pensar, enfatizando a divisão técnica do trabalho. Ocorre o controle rígido sobre o processo de trabalho, valorizando o supervisor e o encarregado.
A 3ª Revolução começa no pós-Segunda Guerra Mundial e envolve a tecnologia de ponta, destacando indústrias como a eletrônica e a de aviação. O crescimento industrial acelera aumentando a concorrência internacional, originando as transnacionais que buscam nos países mais pobres, a mão-de-obra barata, matéria-prima e mercado consumidor. Começa a fase financeira do capitalismo, envolvendo a famosa Guerra Fria.
A disputa pela hegemonia mundial entre EUA e União Soviética fez avançar a ciência, desenvolvendo mais a tecnologia, exemplificada pelo computador. Surge o desemprego estrutural, no qual a tecnologia elimina postos de trabalho.


Atividade 6 -  O que são multinacionais? Por que elas se expandiram pelo mundo, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, instalando-se também em muitos países subdesenvolvidos.

Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
Elas se expandiram pelo mundo a partir da segunda guerra mundial porque depois desta o mercado mundial ficou mais globalizado.

Atividade 7 -  O que você entende por globalização? Como esse processo constrói um sistema mundo, mas ao mesmo tempo é desigual?

A globalização é um dos processos de integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e informação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela premência da dinâmica do capitalismo de formar uma povoação global (sem barreiras) que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. É um processo desigual, pois deriva do capitalismo onde para um lucrar outro tem que perder.


O pensamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário